Programa de horas-máquina já contempla diversas comunidades de Caçador
O programa Porteira Adentro já atendeu diversas comunidades do interior, de Caçador. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Prefeitura de Caçador e, através dele, são realizados serviços de trator de pneu, escavadeira hidráulica e retroescavadeira.
As comunidades que já receberam os serviços foram: Cerro Branco, Benjamin Constant, Santana, Criminácio e Canalle, e Faxinal São Pedro, além da Caixa D’Água, onde as melhorias acontecem até o final deste ano. Cada propriedade tem direito de até 30 horas-máquina em ações como a limpeza e manutenção da margem das estradas.
“Muitos trabalhos foram realizados, desde serviço de plantio, retirada de pedras, até reformas em açudes e abertura e manutenção de estradas internas”, destaca a secretária de Agricultura, Christiane Driessen.
O cronograma é feito após as inscrições terem sido concluídas. Para isso, os moradores são convidados pela equipe da Secretaria de Agricultura para participar de uma reunião, na própria comunidade, onde são passadas todas as informações referentes aos serviços e horas.
Como pré-requisito para receber as melhorias, o cidadão precisa ter a nota de produtor, e no mínimo dois anos de movimentação na propriedade. “Esse programa foi uma forma que encontramos de auxiliar o produtor rural nas atividades em que ele mais precisa”, afirma Christiane.
Confira os itens que podem gerar descontos nas horas-máquina:
20% se o proprietário tiver emitido nota fiscal nos últimos dois anos;
20% se às margens da estrada estiverem roçadas;
20% se o agricultor obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP);
10% se as valas de escoamento de águas pluviais estiverem limpas.
A Secretaria ainda disponibiliza 10 horas do serviço de trator de pneus para lavrar, plantar e colher. Este serviço não tem custos e o produtor precisa apenas arcar com o combustível utilizado durante a atuação da máquina.
Manutenção dos acessos às propriedades
A manutenção dos acessos com britas e patrolamento já foi realizada pontualmente nas propriedades nas linhas Rio Bugre, Serra Azul, Cará, Rio Tigre, São Francisco, parte da Linha Santana, Linha Cerro Branco, Linha Castelli, Seminário, Assentamento Hermínio Gonçalves.