Hino do Município

Hino de Caçador – SC

Caçador é um rio pequenino que deu nome a minha cidade

E você que aqui se encontra, com certeza, está bem a vontade (2 x)

É Caçador capital da indústria, das parreiras e dos pinheirais

Aqui eu vivo, aqui eu trabalho e me orgulho até demais

A juventude que na escola, no esporte e outras mil

Desta terra tão querida que é o recanto dos amigos do Brasil.

Letra: Oswaldo Olsen

 

Sobre Oswaldo Olsen:

O autor da letra do hino de Caçador, Oswaldo Olsen, Também foi um grande criativo na área mecânica, sendo o criador de um dos primeiros tratores do Brasil, o TMO Formiga.

Nascido no dia 4 de setembro de 1918, em Três Barras, Santa Catarina, tem família de origem norueguesa.

Com 11 irmãos, Oswaldo começou a trabalhar aos 9 anos. Vendia frutas e legumes, em uma carrocinha, para ajudar os pais, Eduardo e Anna Olsen. Com 10 anos, começou a demonstrar criatividade e iniciativa. Fabricava carrinhos com rodas de madeira e eixos de ferro, cuja venda possibilitava melhores condições para a numerosa família.

Com a nítida simpatia pelas máquinas e mecânica, com apenas 15 anos, trabalhava em oficinas e dirigia pesadas locomotivas, de 50 a 60 toneladas, da Companhia Lumber. Consertou tratores das reconhecidas marcas Fordson e Caterpillar. Desde cedo, observava e estudava as máquinas.

Ainda com pouca idade, demonstrou interesse e habilidades com a música. Com relativa facilidade, aprendeu a tocar acordeom e piano. Aos 16 anos participava de um conjunto de local, onde pode desenvolver o talento.

No dia 15 de novembro de 1939, se uniu a Genoveva Olsen, com quem, posteriormente, teve sete filhos.

Mudou-se para Caçador, aos 24 anos, em 1942. Em parceria com o primo, Wigaldo Olsen, abriu, na cidade, a primeira indústria metalúrgica, chamada Imbert e iniciou a fabricação de aparelhos de Gasogênio, que é um equipamento que produz gás combustível para alimentar motores de combustão interna.

Aos 26 anos colocou em prática um sonho da infância, construiu, com as próprias mãos, sua primeira máquina real. Um guincho, que até a atualidade está em funcionamento.

Pegou gosto pela área e, em 1956, dedicou-se a fabricação de tratores de esteiras. Em 1962, a Companhia Olsen de Tratores Agroindustriais foi fundada. E, coincidentemente, às 9h30, do dia 4 de setembro, 38 anos depois de seu nascimento, Oswaldo, dava vida a seu primeiro trator.

Em entrevista a um jornal local declarou: “Meu trator é uma realização de caráter cem por cento nacional, feito no Brasil, com materiais e técnicas do Brasil, e pelo Brasil”.

As obras e conquistas de Oswaldo proporcionaram reconhecimento público. Ganhou medalhas e honrarias. Recebeu, também, o título de cidadão honorário de Caçador, o certificado da V Região Militar, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em até em feiras internacionais o trabalho na indústria foi reconhecido.

O hino do município foi mais uma das obras, que comprova a sensibilidade e o amor pela cidade.

Galeria de Áudios

14/07/2022 - Faixa 1

Baixar Tocar