Prefeitura de Caçador realiza diagnóstico das áreas verdes municipais
A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura, vem realizando um estudo das áreas verdes municipais. Do ano de 2022 a 2023, foram levantadas informações sobre matrículas e mapas de todas as áreas/lotes de propriedade de Caçador, dentro do perímetro urbano.
Com isso, foram constatados até o momento cerca de 535 áreas Institucionais, 74 áreas Verdes e 92 áreas Verdes/Institucionais. Todas estas áreas foram georreferenciadas e vistoriadas.
“Decidimos realizar esse importante diagnóstico, pois há anos tínhamos uma grande demanda de atendimentos realizados na Ouvidoria, sobre edificações irregulares, invasões, cortes de vegetação, descarte inadequado de lixo em áreas que são supostamente de propriedade da Prefeitura. E agora, que sabemos quais são essas áreas, podemos planejar nossas ações futuras nesses locais”, afirma a responsável técnica pelo diagnóstico, Vitória Kovalhuk.
Agora, a Prefeitura está registrando todas essas áreas no Cadastro Ambiental Urbano (CAU), que é uma plataforma do programa Cidades+Verdes do Ministério do Meio Ambiente, que tem o objetivo identificar, mapear, qualificar e disponibilizar dados sobre essas áreas.
“Esse cadastramento é muito importante para auxiliar na gestão destas localidades, além de visar a transparência e eficiência dos dados, estando apto também para captar recursos, possibilitando o desenvolvimento de projetos relacionados a essas áreas”, complementa Vitória.
Além disso, através do aplicativo da Plataforma CAU, a população pode conferir as áreas e informar sobre o atual Estado. O APP pode ser baixado por meio do link: https://www.gov.br/pt-br/apps/cau-cidadao
“O diagnóstico destas áreas é um importante passo para o nosso município, onde poderemos fiscalizar e criar novos projetos nessas localidades, conservando e valorizando esses locais, proporcionando gestão destas áreas e qualidade ambiental urbana de Caçador”, finaliza o prefeito, Alencar Mendes.