Caçador adere ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
Caçador acaba de se somar ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), a maior aliança de governos locais do mundo contra as mudanças climáticas, que representa um primeiro passo em direção a sociedades mais limpas e em harmonia com o meio ambiente.
No documento, o prefeito Alencar Mendes se comprometeu com o Pacto que é uma coalizão global de líderes locais, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e tornar suas comunidades mais resilientes às mudanças climáticas.
Ao participar do Pacto Global de Prefeitos, o prefeito Alencar fortalecerá seu compromisso com a ação climática, fazendo um balanço das emissões de gases de efeito estufa e dos efeitos atuais das mudanças climáticas em Caçador, criando um plano de ação que inclua informações claras e metas de redução ambiciosas e a implementação de um sistema comum para medir essas emissões e monitorar os riscos climáticos.
“Ao nos comprometermos com o Pacto Global de Prefeitos, continuamos nosso trabalho para tornar Caçador um lugar sustentável e saudável, onde as pessoas querem viver e onde as empresas querem investir. As ações que tomamos localmente terão um impacto global; melhorando nossa cidade, ajudaremos a criar um mundo melhor para os cidadãos urbanos de hoje e para as gerações futuras”, disse Alencar.
O que é o Pacto
Sob a liderança do Vice-Presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans e do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia impulsiona ações climáticas e energéticas em cidades ao redor do mundo, colaborando com redes locais e regionais, o governo nacional e outros parceiros para capacitar a liderança climática das cidades que fazem parte da coalizão. Juntas, as cidades do Pacto Global de Prefeitos ao redor do mundo poderiam representar uma redução de mais de 2,3 bilhões de toneladas de emissões de CO2, igualando as emissões anuais de veículos de passeio dos Estados Unidos, China, França, México, Rússia e Argentina. Juntos, temos a capacidade de fazer mudanças substanciais globalmente.
“Somos uma cidade bastante industrializada e continuaremos trabalhando para que Caçador se desenvolva ainda mais. Este pacto e as capacitações que faremos trarão alternativas para avançarmos com sustentabilidade, que pontuará o que podemos buscar de melhorias para o meio ambiente, continuando nosso propósito de construir a cidade dos nossos sonhos”, finalizou o prefeito Alencar.