Segurança como prioridade: Caçador conta com videomonitoramento e fiscalização nas escolas e creches municipais

A segurança em Caçador sempre foi prioridade, por isso, as escolas e creches municipais contam com sistema de videomonitoramento e rígida fiscalização, garantindo um ambiente seguro de ensino para os alunos e professores.

 

 

Com isso, ninguém, além dos alunos e professores entra nas escolas sem identificação, nem mesmo os pais, sendo fiscalizado pelos diretores ou secretários escolares.

 

 

Em Caçador, já são 435 câmeras de segurança instaladas, sendo que a maior parte delas está nas escolas e creches.

 

 

Atualmente, todas as escolas têm o portão eletrônico, sendo feito o controle de acesso através do interfone. Além disso, nas escolas Walsin Nunes Garcia e Castelhano existe outro sistema, o de controle de acesso. Lá, os estudantes contam com um crachá e, ao entrarem e saírem, os responsáveis ou pais recebem uma notificação com o horário. Além disso, tudo que acontece dentro das escolas é registrado pelas câmeras de segurança, que são monitoradas 24 horas por dia.

 

 

“Também será iniciado um novo teste de acesso na escola Pierina Santin Perret, que além do controle de acesso, com reconhecimento facial. Caso tenha sucesso, faremos um processo licitatório para realizar a aquisição para mais escolas”, afirma a secretária de Educação, Lenira Carneiro.

 

 

Além desse monitoramento, a Guarda Municipal destina guarnições para realizarem rondas todos os dias, nos períodos escolares, juntamente com rondas da Unidade K9, com cão farejador.

 

 

“Sabemos que todos estão expostos ao risco, mas quando se realiza medidas para evitar, a probabilidade de acontecer algo que coloque em risco a vida dos estudantes é menor. A escola sempre deve ser um ambiente seguro e por isso, está em processo a contratação de mais câmeras com reconhecimento facial para todas as escolas municipais”, destaca o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves.

 

 

Também, as escolas contam com o botão de pânico, instalado por uma empresa terceirizada. Quando acionado este botão, é emitido um alerta para a empresa, sendo avisada imediatamente a Guarda Municipal.

 

 

A preocupação da Prefeitura de Caçador é que casos como o de Blumenau possam ser evitados.

 

 

“Precisamos proporcionar aos nossos estudantes um ambiente seguro e que os pais saibam que ao deixarem seus filhos nas escolas, eles estejam em segurança, assim como também nossos servidores. Seguiremos investindo na segurança das nossas escolas, para que tenham sempre segurança e qualidade de ensino”, finaliza o prefeito, Alencar Mendes.