Caçador participa de Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Caçador é um dos municípios sorteados para participar da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, chamada SB Brasil 2020 (vigência 2021-2022). Esta pesquisa é uma realização do Ministério da Saúde e acontece em parceria com as Universidades Federais, envolvendo pessoas de todas as regiões do país.

 

 

A pesquisa, desta vez, será realizada com alguns moradores da Vila Kurtz. “Esta é uma pesquisa que acontece a cada 10 ano e desta vez, Caçador teve a honra de ser selecionada. Sem dúvidas é muito importante este levantamento, que mostrará as necessidades que a comunidade tem, identificando as doenças mais prevalentes, como cárie dentária, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida”, afirma a doutora Flávia Morona.

 

 

A equipe, que está desenvolvendo a pesquisa em Caçador, é composta por um cirurgião dentista; auxiliar em Saúde Bucal e um agente de Saúde da UBS Vila Santa Catarina. “Iniciamos o nosso treinamento, de maneira online e agora, fizemos todo o reconhecimento de campo da área que será realizada a pesquisa, verificando quantas moradias e número de pessoas residentes”, complementa Flávia.

 

 

“Após a conclusão da pesquisa, será a primeira vez que teremos um número oficial do Ministério da Saúde, em Caçador. Com isso, poderemos realizar essa pesquisa em outros bairros do município, conhecendo a necessidade de tratamentos em cada localidade”, enfatiza.

 

 

Vale ressaltar que serão incluídas na pesquisa as crianças de 5 e 12 anos; adolescentes de 15 a 19 anos; adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos.

 

 

”Para Caçador é muito importante termos a oportunidade de realizar este levantamento, que beneficiará diretamente a população, através do direcionamento dos serviços de saúde bucal, conforme a demanda de cada bairro”, finaliza o prefeito, Alencar Mendes.