Prefeitura de Caçador decreta luto oficial pela morte de Augusto Frâncio

A Prefeitura de Caçador decretou luto oficial, de 3 dias, pela morte do empresário e cidadão honorário, Augusto Frâncio.

 

 

Ele estava internado há cerca de uma semana no hospital Maicé, depois de ter sofrido dois AVCs. A morte, aos 78 anos, foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 20.

 

 

Augusto Francio recebeu o título de Cidadão Honorário de Caçador, em 2017, entregue pelo então vice-prefeito da época e atual prefeito, Alencar Mendes.

 

 

Trajetória

 

 

Augusto Antonio Francio nasceu no dia 16 de julho de 1943 em Cambém, Estado do Paraná. Filho de Luiz Caetano e Juliana Debertolis Francio, chegou a Caçador em 2 de novembro de 1949, acompanhado de seus pais.

 

 

Ao completar 18 anos de idade foi emancipado pelo seu pai para ser nomeado diretor da empresa Sincol. Nela, trabalhou até 31 de dezembro de 1978.

 

 

Apenas duas semanas após, com o falecimento de seu pai, assumiu as responsabilidades de chefe de sua família, numa época de muitas dificuldades.

 

 

Em 1979, liderou a fundação da Frame Madeiras Especiais Ltda – a Frameport. Em 1980, fundou a Juliana Florestal Ltda., especializada em reflorestamento, com nome que homenageava a sua mãe, sendo a primeira empresa catarinense certificada pelo F.S.C Forest Stewardship Council, o selo verde internacional.

 

 

Casado com Zilda Brasil Francio, era pai de Ana Cristina, Maria Margareth, Viviane e Maria Fernanda, tendo ainda seis netos: Isadora, Leonardo, Melissa, Laura, Clarissa e Beatriz, além de genros.