Exposição de bovinos comprova a qualidade do gado de Caçador e região

Dentro da programação da ExpoCaçador 88 ocorre, no Parque das Araucárias, neste final de semana, a Exposição de Bovinos com a participação de 72 animais de várias raças e de produtores de Caçador e outras regiões.

 

 

Nesta sexta-feira (25) parte destes animais (32), participou da Feira do Gado Charolês. Todos animais Puro de Origem (PO) com ótima genética. Entre os machos, o grande campeão foi o Santa Tecla TE2818 Barão e entre as fêmea a grande campeã foi a Musa 522 da Cabanha Fonseca de Caçador.

 

 

Os animais foram julgados em várias categorias por idade, com critérios genéricos os classificando para futuras cruzas com outras raças com o objetivo de atender o mercado bovino. Foram julgadores o produtor Sandoval Caramori e o produtor de Vacaria (RS), Cesar Adams Cézar que é o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês.

 

 

Caramoni enalteceu o evento e o apoio do prefeito Saulo Sperotto para que o evento ocorresse. “Foi muito boa a participação de tantos amigos distantes e daqui”, disse o produtor. Ele também enalteceu a força do setor em Caçador e região. “Caçador tem uma qualidade de gado excelente”, ponderou.

 

 

O presidente da Associação de Pecuária de Caçador, Luciano Castilho, frisou a importância do evento nessa retomada no pós-pandemia. “Estamos muito felizes por eles terem atendido nosso convite para participar” falou.

 

 

A Cabanha Fonseca de Caçador participou com a maior parte dos animais da feira do charolês: 23 animais. Renomada, a cabanha está com a agenda lotada para participar de feiras, com 11 agendamentos só neste ano. Renê Fonseca explica que o pós-pandemia trouxe a abertura das divisas dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, ampliando a área de atuação. Por exemplo, dia 6 de abril a Cabanha participa da segunda maior Feira de Gado do País, a ExpoLondrina, no Paraná e em agosto da ExpoInter, em Esteio no RS.

 

 

Além disso, durante a paralisação dos eventos por conta da Pandemia, a Fonseca apostou nos leilões virtuais. A Cabanha notou que isso propiciou ampliar o faturamento e aumentar a abrangência de compradores. Como exemplo, antes da pandemia com os leilões presenciais o valor maior em um reprodutor chegou em R$ 14.800,00. Durante a pandemia, em um leilão virtual um reprodutor foi arrematado por R$ 53.800.00. A explicação: participantes do Brasil todo.

 

 

Frigorífico em Caçador

 

 

Caçador vai se tornando também referência em termos de abate. O Frigorífico Pamplona iniciou em junho de 2021 a operação de seu novo frigorífico localizado na Rodovia-350, no distrito de Taquara Verde.

 

 

O gerente da Operação, Elizio Pamplona explica que a planta é a única da marca voltada apenas para o abate de bovinos e tem a capacidade de abate de 159 cabeças ao dia. O frigorífico também opera com o sistema Cisbi, ampliando sua atuação para outros estados. Ele acompanhou o evento na Expo e gostou do que viu. “Um evento top. Qualidade dos animais pode ser comparada a uma feira em Esteio” ponderou.

 

 

Ao final, a organização entregou placas e um brinde para os julgadores, Caramori e Cesar e também para o presidente da Associação Catarinense de Gado Charolês, Daniel Schlup e para o engenheiro agrônomo e técnico em gado charolês, Eldomar Renato.

 

 

CAVALO CRIOULO

 

 

Neste sábado (26) será realizada também no Parque das Araucárias a Feira do Cavalo Crioulo, com excelentes animais para serem observados.