Revitalizar: 1ª fase de melhorias da Maria Fumaça é concluída

A primeira etapa da restauração da Maria Fumaça já foi concluída e entregue nesta segunda-feira, 6, numa cerimônia realizada no Museu do Contestado. Através de grandes parcerias realizadas pelo programa “Adote um Bem”, além da restauração da cabine do maquinista e da pintura da Maria Fumaça, os vagões, portas e janelas serão revitalizados. Uma estrutura para proteger a locomotiva também será construída.  

 

A Madeireira DM, em conjunto com a empresa Calhas Caçador, e os marceneiros Juci Dalellaste e Edson Luiz Dalellaste, foram os responsáveis pela restauração da cabine do maquinista. “A cabine foi reconstruída com uma madeira nobre, o Angelim, que vai durar muitos anos”, disse o proprietário da Madeireira DM, Moisés Ribeiro da Silva.   

 

“Estamos resgatando a nossa história, e isso não tem preço”, completou o proprietário da Calhas Caçador, Paulo Diovani de Paula.   Todo o trabalho foi realizado mantendo o projeto original da locomotiva. “Nosso município começou nos trilhos da Maria Fumaça, o mínimo que podemos fazer, é mantê-la viva para as próximas gerações”, comentou o marceneiro Juci.  

 

“É importante é que a população se conscientize e cuide da Maria Fumaça. Ela é um bem histórico que precisa ser preservado”, alerta o também marceneiro Edson Luiz.  

 

Agora, os trabalhos serão concentrados nos vagões, onde toda a cobertura, portas e janelas serão revitalizados. O Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador, junto a empresa Frame, estão produzindo e doando para o projeto réplicas das 52 janelas dos dois vagões, em conformidade com o projeto original, que foi solicitado ao DNIT pelo IPPUC. “Já temos 22 voluntários cadastrados para auxiliar na segunda fase do projeto. O Adote um Bem, dentro do projeto macro, “Revitalizar”, está sendo uma ótima forma de valorização cultural e histórica no nosso município”, comenta o prefeito, Saulo Sperotto.  

 

A terceira etapa do projeto consiste na construção de uma cobertura para a locomotiva. Os materiais para a estrutura, que vai servir como uma espécie de “garagem” para a locomotiva, já estão em fase de licitação. A cobertura será de policarbonato, e a estrutura de sustentação, será de ferro.  

 

Boa parte da mão de obra deste projeto veio também da Secretaria de Infraestrutura de Caçador, que realizou a pintura da Maria Fumaça e da cabine, e também auxiliou na restauração da parte de ferração. “Poder ver esta locomotiva ficando tão bonita e participar deste projeto é muito gratificante”, diz Eloir Souza dos Santos, um dos responsáveis pela pintura.  

 

“Vale lembrar que vamos manter toda a originalidade. Nós temos em mãos os projetos originais e estamos os seguindo a risca, para mais do que reformar, mantermos os laços históricos e darmos mais vida para este acervo, que é um marco, não só de Caçador, mas de toda a região”, finaliza o diretor de Pesquisa e Inovação do IPPUC, Alexandre Schermach.