Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos durante a Semana Santa

A Vigilância Sanitária de Caçador intensifica a fiscalização para monitorar a qualidade dos peixes e frutos do mar que estão sendo vendidos na Semana Santa.

 

A Vigilância Sanitária avalia a qualidade dos alimentos, as condições de armazenamentos dos produtos, orienta o consumidor a identificar a qualidade do que está sendo vendido, como ficar atento às condições de higiene e organização dos funcionários e do local onde a compra é realizada, a aparência dos peixes (no caso do fresco, deve estar congelado, sem acúmulo de água ou pedras de gelo na embalagem); já o salgado deve estar embalado corretamente, sem manchas pretas ou rosadas.

 

“Essa fiscalização sempre é intensificada no período de Quaresma, por causa do aumento na procura por peixes em relação a outras épocas do ano. É preciso que a população esteja sempre em alerta para a qualidade do produto que se leva para casa, por se tratar de algo que estraga com facilidade. Peixes com olhos fundos e sem brilho, guelras pálidas, esverdeadas ou escuras, ou ainda o peixe sem guelras ou com cheiro desagradável são impróprios para o consumo. Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria da prefeitura ou na vigilância Sanitária”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária, Fátima de Castro.