Emoção marca estreia de atletas de Caçador no triatlhon

Por Murilo Roso – Ascom Jasc

O triatlhon movimentou a manhã deste sábado, 8, nos 58º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. A prova, disputada no tanque do Tedesco e na rodovia SC 135, foi marcada pelo alto nível técnico, com vitória dos atletas olímpicos Diogo Sclebin (Itajaí) e Pamella Oliveira (Balneário Camboriú). Na disputa por equipes Itajaí levou a melhor nos dois naipes.

Destaque também para o município sede dos Jasc, Caçador, que pela primeira vez competiu no triathlon. Os guerreiros Eduardo Felipe França, Marcos Teixeira e Márcio Airton de Souza, completaram a prova que teve 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e mais 5 quilômetros de corrida.

Eduardo França foi o melhor colocado entre os atletas da casa: 32º lugar com o tempo de 1h16min00. Marcos Teixeira ficou em 41º com a marca de 1h23min52seg e Márcio Airton de Souza foi o 44º em 1h52min51seg.

Ao final da prova, muita comemoração dos caçadorenses, que receberam o carinho de amigos e familiares. “Foi um dia especial. Curtimos muito a prova e marcamos história a formar a primeira equipe de triathlon de Caçador nos Jasc”, resumiu Marcos Teixeira.

Eduardo França, que já disputou os Jasc na natação, também aprovou a estreia no triathlon. “Sensacional competir com feras da modalidade, atletas olímpicos como o Diogo e a Pamella. Acredito que representamos bem nossa cidade”.

Márcio Souza foi o último a cruza a linha de chegada. Para o atleta de 46 anos, o resultado é o menos importante. “Fiz questão de comemorar muito na chegada. Estou extremamente realizado. Todo mundo deveria fazer isso. Os Jogos Abertos me proporcionaram esse momento incrível que espero poder repetir ano que vem”, disse o caçadorense.

Atletas olímpicos vencem

Na prova dos homens, a disputa foi acirrada com troca de liderança em vários momentos na natação e ciclismo. Mas na corrida Diogo Sclebin, de 36 anos, abriu vantagem e comemorou o título individual pelo segundo ano consecutivo. O atleta de Itajaí fechou o percurso com o tempo de 55 min02seg.

“Essa é minha 12ª vez nos Jasc e a 23ª medalha. Já penso em me aposentar daqui dois ou três anos, mas os Jogos Abertos quero disputar por mais 10 anos, junto com meus filhos quem sabe”, disse o campeão, que tem duas participações em Olimpíadas no currículo (Londres 2012 e Rio 16) e tem como meta disputar em Tóquio 2020.

Completaram o pódio do triathlon masculino em 2º lugar Bruno Pereira Matheus (56min00seg) e em 3º Guilherme Valenza (56min05seg), ambos de Itajaí.

Pamella vence no feminino

No feminino a atleta Pamella Oliveira (Balneário Camboriú) liderou toda a prova e foi a campeã com o tempo de 1h00min42seg), quase cinco minutos a frente da 2ª colocada Djenyfer Arnold (São José) e Bruna Saglietti Mahn (Itajaí).

Aos 30 anos, Pamella conseguiu imprimir um ritmo forte do início ao fim do percurso e não deu chances para as adversárias. Ela conquistou sua 2ª medalha em duas participações em Jasc.

Nos bastidores da prova em Caçador, Pamella foi bastante cumprimentada pela conquista do 4º lugar no Mundial de Triathlon, na semana passada na África do Sul. A atleta, que esteve nos jogos olímpicos de Londres 12 e Rio 16, garante que não estará em Tóquio. “Já informei a Confederação que não irei. Vou me dedicar agora a provas longas como o Ironman”, finaliza

Nas disputas por equipe Itajaí dominou o triathlon ao ganhar o troféu de ouro. A prata ficou com Balneário Camboriú e o bronze com São José, sendo a mesma colocação tanto no masculino como no feminino.