Salas de vacina ampliam horário de atendimento para bater meta de campanha de vacinação

Os postos de saúde de Caçador, que possuem sala de vacina, atenderão em horário estendido na quarta, 29, e quinta-feira, 30. A ação visa flexibilizar o período para os pais e responsáveis por crianças de 1 a 5 anos, que ainda não tenham levado os pequenos, para tomarem a vacina que protege contra sarampo e poliomielite.

Nos dois dias, as vacinas serão aplicadas até às 20h30, exclusivamente, nas unidades de saúde do Martello, Caic, Bom Sucesso, Berger, Municípios, Santa Catarina e a Clínica Materno Infantil.

Em Caçador a meta da campanha de vacinação é imunizar 95% do total de crianças com a faixa etária. Mas, até a sexta-feira-feira, 24, apenas 72% havia sido alcançado. Sendo assim, 23% das crianças ainda não foram levadas até as unidades de Saúde do Município para serem protegidas das doenças.

O secretário de Saúde, Ademar Schmitz, destaca ainda que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar à morte, e que já há casos no Brasil.

“Não podemos dar margem para que doenças tão perigosas como o sarampo possam voltar a serem notificados. A doença é perigosa e a vacina é aplicada gratuitamente nas salas e vacina. É muito importante que com a caderneta de vacinação os pais venham protejam seus filhos”, completou.

É importante que os pais não deixem de vacinar os filhos pois podem ser multados ou até perderem a guarda das crianças, além serem processados por negligência, caso o filho tenha a doença por não ter sido imunizado.

“Muitos até desconhecem, mas a vacinação das crianças é obrigatória. Inclusive com determinações e consequências previstas em leis, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente o ECA”, destaca o secretário.

Na sexta-feira, 31, que é o último dia da campanha, o atendimento das unidades volta à normalidade.