Escola Henrique Julio Berger e Rádio Caçanjurê desenvolvem projeto “Jeito Catarinense”
A Escola Municipal Henrique Júlio Berger, em parceria com a Rádio Caçanjurê, aderiu ao projeto “Jeito Catarinense”, iniciativa da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão . Os alunos das turmas de 1º ao 6º ano participaram do lançamento da campanha na quinta-feira, 17.
Para a diretora, Rosana Barzotto, a iniciativa vai reforçar a educação das crianças. “O projeto vem para contribuir com os bons hábitos, é preciso começar desde cedo a repassar às crianças sobre essa educação do dia a dia. Ela vem de casa, mas a escola deve também reforçar essa atitude do bom cidadão”, afirmou a diretora.
De acordo com a secretária da Educação, Josete Estrowispy, o projeto vai complementar as demais atividades, já em desenvolvimento, voltadas à cidadania.
O projeto
“O “Jeito Catarinense” foi desenvolvido pela ACAERT com a intenção de motivar toda sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas.
Para incentivar e esclarecer quais são estas atitudes, a campanha propõe o uso de uma cartilha e cartões para traduzir o nosso jeito de fazer as coisas.
Os quatro pilares da cartilha
– O jeito correto de tratar as pessoas
– O jeito correto de tratar a natureza
– O jeito correto de cuidar da saúde
– O jeito correto de andar no trânsito
Entre as ações positivas que merecem o cartão verde estão o ato de respeitar as diferenças sociais, culturais e religiosas, ajudar ao próximo quando for preciso, conservar o meio ambiente, respeitar os animais e respeitar os limites de velocidade e as normas de trânsito.
Entre as ações negativas que ganham o cartão vermelho estão o desrespeito às vagas preferenciais, usar o celular ao dirigir, desperdiçar água e energia elétrica, não agradecer e tirar vantagem das pessoas.