Parceria entre Assistência Social e Ciee prepara adolescentes para o mercado de trabalho
A Secretaria de Assistência Social de Caçador em parceria com o Centro E Integração Empresa-Escola (CIEE) formou na sexta-feira, 13, vinte alunos no Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT).
Gratuitamente, jovens de 14 até 18 anos participaram do curso que aborda informações técnicas e práticas para o desenvolvimento dos conhecimentos, competências e habilidades, que contribuem para uma formação profissional que atenda a atual demanda do mundo do trabalho.
A participante Larissa Vieira, de 15 anos, comenta que muitas atividades foram práticas, e antes mesmo de o curso terminar ela conseguiu uma vaga de Menor Aprendiz.
“Aprendemos muito, desde como nos portar e notar nossas atitudes. Foi um passo muito grande para nós, pois como foi muito prático, o aprendizado fixou. Toda a turma evoluiu. Antes mesmo do curso finalizar eu consegui uma vaga de Menor Aprendiz.” finaliza.
A secretária da Assistência Social, Sandra Spautz, destaca
Possam ter uma qualificação básica para iniciar no mercado de trabalho. Não ficar necessitando de auxílio, e sejam independentes financeiramente. Dando oportunidades para estes jovens”, finaliza.
De acordo com a coordenadora do Ciee, Ana Rita Trindade Vargas o PIT tem foco no empoderamento da juventude e na autonomia emancipatória.
“O envolvimento dos alunos foi surpreendente, eles foram participativos e interativos. As atividades focaram muito no autoconhecimento e nos assuntos pertinentes ao mercado de trabalho”, finaliza psicóloga e ministrante do curso, Lovâni Figueiró.