Saúde
Na atual Administração Municipal as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) deram um salto de cinco para 13 após uma lacuna de oito anos sem a criação de nenhuma equipe. Do início do nosso governo em 2013 até agora já foram criadas oito ESFs, demonstrando nosso comprometimento com a saúde. É mais que o dobro do que existia e realizamos isso em menos de dois anos. E essa é a linha de trabalho que buscamos passar para nossos profissionais da saúde, o de estar cada vez mais próximos dos cidadãos caçadorenses, disse o prefeito Beto Comazzetto.
Segundo a secretária Roselaine este aumento é resultado de um trabalho de equipe e que outros projetos virão. Conseguimos cumprir este pedido do prefeito e ainda temos muitos projetos que queremos executar para melhorar mais a saúde para os cidadãos. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas juntos estamos dispostos a fazer isso, completa .
Beto Comazzetto parabenizou os agentes pelo seu dia e ressaltou sobre o bom trabalho que eles vêm desenvolvendo junto a comunidade. Temos um grande investimento na saúde, pois sabemos o quanto ela é importante para a população. Queremos melhorá-la ainda mais e para isso acreditamos no trabalho realizado por vocês e por toda a equipe da Secretaria, conclui.
Estratégia Saúde da Família (ESF)
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde e das famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.
Atividades realizadas pelas equipes de ESF em Caçador:
– Visitas domiciliares,
– Grupos de promoção de saúde (HIPERDIA, pesagem (crescimento e desenvolvimento das crianças), Gestantes, Saúde Mental, entre outros),
– Atividades nas Escolas e Creches (Saúde na Escola)
– Atividades nas Empresas,
– Eventos em datas comemorativas da Saúde (Segundo Ministério da Saúde),
– Consultas médicas,
– Consultas de Enfermagem,
– Atendimentos Odontológicos,
Cada equipe é formada por:
– 1 médico clínico geral,
– 1 enfermeiro,
– 1 auxiliar de enfermagem,
– 6 agentes comunitários de saúde,
Podendo agregar equipe de Saúde Bucal composta por 1 odontólogo e 1 auxiliar de consultório dentário.
“