Dia de Campo
O encontro foi comandado pelo pesquisador da Epagri, José Luiz Petri, que explicou aos produtores quais os momentos adequados em que se deve utilizar o raleio químico e os produtos indicados. O raleio químico é feito com o trator pulverizador e traz as vantagens de ser mais barato e eficiente. Ele descarrega a planta para que os frutos possam vir com maior tamanho e melhor qualidade, podendo ainda induzir a polinização para o ano seguinte, explica.
O secretário de agricultura, Eduardo Scapinelli, ressalta que este Dia de Campo tem como objetivo levar o conhecimento aos produtores e apresentar a tecnologia que vem a facilitar o trabalho deles. Junto com a Epagri buscamos trazer as principais informações para que eles possam ter uma boa produção. Até o final do ano estamos planejando fazer mais dois encontros para levar as inovações até eles. Os agricultores que tiverem dúvidas sobre as suas produções devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para que juntamente com a Epagri possamos ajudá-los, declara.
O produtor e dono da propriedade visitada neste Dia de Campo, Ricardo Suzin, afirma que está é a segunda safra em que ele utiliza o raleio químico. O resultado tem sido ótimo, pois além de diminuir a mão de obra também melhora a qualidade do fruto, o que auxilia na venda. Outro produtor, Ivo Suzin, destaca que além de melhorar a qualidade a técnica faz com que o fruto tenha um tamanho maior. O desenvolvimento dele é melhor, o que para nós produtores é muito bom, pois assim temos uma produção com frutos bons e grandes, completa.
Ivo Suzin
Ricardo Suzin
“