Caçador
O prefeito Beto Comazzetto esteve nas propriedades que receberam o benefício em obras após a aprovação da lei. Os agricultores ressaltaram a melhoria das condições para o transporte e afazeres particulares e, de acordo com o prefeito, este é apenas o início de um novo trabalho em prol da agricultura familiar. Os serviços foram executados em três dias e de acordo com Marivone o resultado ficou muito bom. Tivemos muitos anos de sofrimento com o outro acesso, que era muito precário. Agora com este novo caminho teremos mais facilidade para ir ao centro e transportar os produtos. Idanir conta que diversas vezes as crianças deixaram de ir à escola por não ter um caminho seguro e adequado para trafegar. Ao todo temos sete crianças morando aqui, que devido ao perigo do trajeto deixavam de ir estudar. Já agora temos um caminho seguro e tranqüilo para todos transitar, afirma.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Scapinelli, a Lei foi criada com o objetivo de incentivar a agropecuária e auxiliar em sua conservação e zelo para que resultem em benefício da produção rural. A prestação dos serviços é concedida aos produtores rurais no limite estipulado de até 30 horas/ano de máquinas, por produtor, que exerça atividades de produção rural no município, que esteja cadastrado como produtor rural há pelo menos dois anos e comprove a emissão de Notas Fiscais de Produtor Rural, no ano anterior à concessão do beneficio.
Estes trabalhos são realizados mediante o pagamento de preço público da hora/máquina com desconto de 70% aos agricultores que comprovem sua atividade, com máquinas da Secretaria de Infraestrutura, sendo que estes serviços auxiliam no aumento na produção e incentivo para permanência do produtor rural no campo, explica o secretário.
A Linha Castelli conta com 13 agricultores inscritos no projeto para melhorar o acesso de suas propriedades. Como nosso trabalho é em conjunto, primeiramente a Secretaria da Agricultura realiza as inscrições dos agricultores de cada localidade e posteriormente a Secretaria de Infraestrutura executa o trabalho, dessa forma aos poucos vamos melhorando o acesso das localidades rurais do município e auxiliando em outros serviços, ressalta.
Para o prefeito Beto Comazzetto, investimentos como este são de fundamental importância para que as famílias tenham um incentivo para permanecer no campo e com uma atividade agrícola significativa economicamente para eles e para o município. Vemos o mundo de hoje passar por transformações negativas e uma delas é o êxodo rural, com muitos jovens e até famílias inteiras deixando o campo por falta de incentivos. Em Caçador estamos fazendo diferente, buscando com obras e ações promover a melhoria da vida no campo e assim manter nosso município como exemplo na atividade agrícola, gerando divisas e fortalecendo a permanência destas famílias no interior, onde é bom de se viver e possui muita importância para o alimento diário que está na mesa de todos os cidadãos.
“