Fundema

As principais espécies coletadas a partir deste mês são: Cereja, Pitanga, Ipê-Amarelo, Espinheira-Santa, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoca, Guamirim e Vacum. Segundo o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, essas sementes e frutos serão utilizados no paisagismo das praças, jardins, ambientes escolares e outras atribuições da Fundema como educação ambiental, campanhas ambientais, enriquecimento de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e arborização urbana.

A produção de mudas nativas é resultado de um trabalho realizado junto com a comunidade, na qual é feita a coleta das sementes e frutos maduros pela população e posteriormente encaminhada para o Horto Florestal, onde uma equipe prepara as sementes para o plantio. As mesmas são plantadas em estufas, e após a germinação repicadas para recipientes individuais, esses podendo ser tubetes ou sacos plásticos. Nesse momento as mudas são acondicionadas em um viveiro com sombrite, onde permanecem até o momento do seu plantio definitivo, explica Pavelski.

Este ano a Fundema realizou a doação de aproximadamente 11 mil mudas nativas para a comunidade local e devido à ampliação da capacidade de mudas, o objetivo passa a ser de produzir 30 mil mudas por ano. Para que essa produção seja alcançada, pedimos a colaboração da população, informando à Fundema os locais aonde existam plantas frutificando, para que a equipe possa coletar as sementes e assim aumentar a quantidade de mudas e espécies disponíveis para a população. Pedimos aos participantes, que queiram colaborar, que entrem em contato com a Fundação para que as sementes sejam recolhidas logo após a coleta, para que não sofram danos por contaminação e possam ter maior poder germinativo no plantio, afirma Pavelski.

Para mais informações, orientações e esclarecimentos sobre a Campanha de Sementes e Frutos entrar em contato com a Fundema através dos telefones (49) 3567-2880 ou (49) 3567-2344.