Linha Santana
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, após a cheia dos rios em 2014, precisou retirar a ponte de madeira da Linha Santana, pois estava condenada, oferecendo risco aos que passavam. Em seguida começou o serviço de novas cabeceiras para receber o kit de transposição. O trabalho levou um certo tempo, devido as obras e também porque os kits são disponibilizados para vários municípios do Estado. A Prefeitura precisou levantar o terreno para deixar no nível correto e também obras de alargamento e cascalhamento ocorreram ao longo da estrada da comunidade, além de melhorias em uma tubulação do rio, onde alagamentos eram frequentes.
A ponte foi instalada no início de novembro e as coisas voltaram ao normal para a comunidade, de acordo com a moradora Ivonete dos Santos, que não utilizava a ponte diariamente, mas percebia o transtorno que a ausência da estrutura causava na vida de outras pessoas. Todos os dias conversávamos com moradores que moram do lado de lá do rio, e era sempre a mesma coisa, transtorno para o escoamento da produção e para as crianças irem a escola no Castelhano, pois era preciso dar a volta pela comunidade do Cerro Branco. Nossa família possui terrenos naquela direção e as vezes é preciso ir ver a plantação, e precisávamos procurar outros caminhos. Agora está uma maravilha, a vida voltou ao normal para todos, disse.
FOTO Ivonete dos Santos
Agora ficou que uma nata. Estas são as primeiras palavras do agricultor Vilson José Bassan quando perguntado sobre a obra da nova ponte, que beneficia o escoamento de sua produção e provê o sustento da família. Plantando batata-doce, aipim, tomate, abobrinha, entre outros, Vilson também precisava buscar outras rotas para chegar em Caçador comercializar seus produtos, e agora o voltou ao normal, agilizando seu trabalho e também economizando combustível. A ponte faz muito diferença e agora é de concreto. Podemos passar com tranqüilidade e por muito tempo. Para nós é muito importante, completa.
FOTO Vilson José Bassan
O produtor de leite Marcos Aurélio Pelicer quase teve problemas com o caminhão que busca sua produção de leite diariamente. Como o motorista não conseguia mais passar pelo caminho mais curto devido as condições da antiga ponte, precisando dar toda uma volta para entrar na comunidade, disse que não iria mais buscar o leite, pelo transtorno e a quilometragem a mais que precisava fazer. Felizmente a nova ponte chegou antes que isso acontecesse e estamos entregando nosso leite normalmente com o transporte agora facilitado para os caminhões. O outro ponto da estrada que também recebeu obras onde ocorriam alagamentos, deu tranqüilidade para o nosso trabalho e também para o transporte escolar. Sempre existe algo ainda para ser feito, mas podemos dizer que 90% dos nossos problemas foram resolvidos com as obras feitas, ressalta o produtor Pelicer.
FOTO Marcos Aurélio
O prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, comentou sobre a importância em se dar condições de vida para as famílias do campo e disse que o trabalho irá continuar. Estamos sempre em busca de recursos pois assim como a comunidade da Linha Santana precisava de uma nova ponte, existem outras comunidades que também precisam, além das melhorias nas estradas e tubulações. Vamos fazer mais obras neste sentido pois bem sabemos da importância da produção agrícola e madeireira para a economia de Caçador, e também para darmos totais condições para que as famílias do campo permaneçam no campo, com estradas seguras, incentivos, boa renda familiar, e que assim tenhamos sempre em nossas mesas produtos de qualidade produzidos por mãos caçadorenses.
“