Assistência Social
As coordenadoras do Bolsa Família, Adriana Bairro, e do Acessuas/Trabalho, Ana Rita Trindade Vargas, explicam que o Plano visa implementar novas iniciativas e intensificar ações em benefício da pessoa com deficiência. Melhorar o acesso destes cidadãos aos direitos básicos, como educação, transporte, mercado de trabalho, qualificação profissional, moradia e saúde, tratando-se de parcela significativa da sociedade – cerca 34,69% da população de Caçador, segundo o Censo IBGE 2010.
O Programa de Assistência a Pessoa com Deficiência foi construído com inspiração no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. As ações estão articuladas em quatro eixos temáticos Educação, Saúde, Inclusão Social e Acessibilidade.
Em atenção especial ao eixo da Inclusão Social existe a modalidade do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que atende prioritariamente beneficiários com idade entre 16 e 45 anos que deverão ser incluídas no mercado de trabalho, mas encontram dificuldades para qualificação e inserção profissional e o acesso à qualificação e ao trabalho é feito pelos órgãos responsáveis pelas políticas de assistência social, educação, saúde, trabalho e emprego.
Mais informações em Caçador pelos telefones 3563 6378 no Bolsa Família ou 3563 2759 no Acessuas/Trabalho.