Assistência

Beatriz comenta que todos os grupos espalhados em Caçador estão tendo resultados positivos, com a melhora na vida de muitos cidadãos, principalmente em relação ao sedentarismo e elevação da autoestima. Quando iniciamos este trabalho de fortalecimento dos grupos de Idosos e Mulheres, percebemos que haviam poucos incentivos e então buscamos fortalecer as ações. Hoje temos depoimentos de pessoas que costumavam ficar em casa e que agora frequentam os grupos, mudando para melhor seu estilo de vida, eliminando problemas de saúde causados também pelo sedentarismos, aprendendo novos trabalhos, divertindo-se em tardes de confraternização e fazendo novos amigos. Tudo isso para nós é gratificante.

Este ano a Secretaria Municipal de Assistência Social de Caçador ganhou um reforço voluntário. A cidadã caçadorense Carla Maria Busato Adami assumiu o posto de madrinha da campanha do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e esta semana também se engajou em ações nos grupos de mulheres e idosos, realizando de forma particular a entrega de panetones para todos os participantes dos grupos no centro urbano, rural e distrito de Taquara Verde.

Esta ideia de entregar uma lembrança aos participantes dos grupos de mulheres e idosos partiu de mim pelo simples fato de poder levar esta mensagem de amor e fé em Deus para todos, assim como faço em minha família. Conheci pessoas maravilhosas durante estes dias e histórias sensacionais de pessoas que ajudaram a construir Caçador e que merecem todo nosso respeito, declara a madrinha.

Atividades em grupo melhoram o dia a dia

2014 foi muito bom para nós dentro do grupo. Tivemos muitas atividades e a equipe da Secretaria de Assistência Social está sempre conosco. Esperamos que continue assim para o próximo ano – Cleonice Belli Carlim e Dirlene de Alcantara de Matos (bairro Bom Jesus)

FOTO CLEONICE E DIRLENE

Este ano tivemos uma professora que nos ensinou muitos trabalhos em artesanato entre outras atividades. Para mim foi muito bom, pois a vida é um eterno aprendizado – Ivone Ferreira (bairro Figueroa)

FOTO IVONE FERREIRA

No grupo é o momento em que podemos debater assuntos entre as mulheres, uma ajudando a outra. Podemos desabafar, trocar experiências. E também é um local onde podemos estar próximos de servidores da Prefeitura para falarmos sobre nossos anseios e os pedidos do bairro – Elizabete Maciel (bairro Figueroa)

FOTO ELIZABETE MACIEL

Só temos a agradecer pelo suporte dado ao nosso grupo. Aqui aprendemos muito umas com as outras, nos ajudamos e realizamos atividades. Os profissionais da Assistência Social também são prestativos e estão sempre a disposição – Gerci de Mello e Terezinha Sampaio (bairro Bello)

FOTO GERCI E TEREZINHA

Eu tenho uma prótese de quadril e sentia muita dor. Depois que comecei a frequentar o grupo de idosos do bairro e fazer atividades físicas e dança, não sinto mais dor. Faz um ano que frequento e vou continuar vindo – Raul Marques da Silva (bairro Bello)

FOTO RAUL MARQUES DA SILVA

Nosso dia melhora quando estamos aqui. Colocamos a conversa em dia e esquecemos dos problemas – Maria Helena Marcuzzo (bairro Gioppo)

FOTO MARIA HELENA MARCUZZO

Já tive depressão e os encontros do grupo foram fundamentais para poder superar. A saúde melhora e o dia a dia também. Hoje não abrimos mão dos encontros – Dejanira Simões Correa (bairro Gioppo)

FOTO DEJANIRA SIMÕES CORREA

Participar do grupo mantem a comunidade unida. São horas de lazer onde as mulheres também trocam ideias sobre o bairro e buscando sempre o que for melhor para o grupo – Terezinha da Silva Mello (bairro Nossa Senhora Salete)

FOTO TEREZINHA DA SILVA MELLO

Temos poucos participantes no nosso grupo mas muita energia positiva. Os encontros são um remédio para todas nós – Celia Wrublak (Bom Sucesso II bairro Bello)

FOTO CELIA WRUBLAK

Fazemos orações, jogamos bingo, lanchamos, conversamos, cantamos, dançamos. Isso renova a vida, vive-se mais e melhor – Salete Prigol (bairro dos Municípios)

FOTO SALETE PRIGOL

Gosto muito de vir. Deixamos os problemas de lado e passamos horas muito agradáveis com as colegas – Arnida Borille de Oliveira (bairro Berger)

FOTO ARNIDA BORILLE

Eu tinha um problema na perna e as atividades do grupo me fizeram melhorar, principalmente a dança – Dinalva Salete Varela (Cohab II bairro Bom Sucesso)

FOTO DINALVA SALETE

Sempre contamos com o apoio da Secretaria de Assistência Social para o que fosse preciso. Sempre estamos em contato e por isso conseguimos fazer com que nosso grupo seja forte e organizado – Pedro Rodrigues Fernandes (Cohab II bairro Bom Sucesso)

FOTO PEDRO RODRIGUES