Prevenção
A instalação foi acompanhada pelo prefeito, na presença do diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, e representantes do 1o Batalhão de Comunicação do Exército Brasileiro, sargentos Alan Kulmann Carvalho e Fabiano dos Santos, de Santo Angelo-RS, que prestam apoio ao Cemaden para as instalações. Os recursos para o novo pluviômetro são provenientes do Governo Federal através do Ministério das Telecomunicações fazendo parte de um programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O Cemaden é o órgão responsável por emitir alertas antecipados quando da ocorrência de eventos hídricos que podem causar desmoronamentos, deslizamentos, enxurradas e enchentes. Dessa forma os municípios através de suas Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil podem emitir rapidamente alertas locais para a população que reside em áreas de risco já mapeadas.
No local funcionava um pluviômetro semiautomático que necessitava de leitura manual para enviar os dados aos Cemaden. Agora as informações são instantâneas e podem ser acompanhadas também pela Defesa Civil de Caçador através de um link.
O aparelho semiautomática será instalado em uma propriedade particular no interior próximo a divisa entre os municípios de Caçador e Calmon. De lá um morador irá fazer as leituras e enviar informações via os rádios comunicadores doados há alguns dias pela Cidasc, e assim a Defesa Civil terá dois pontos de apoio para informações sobre incidência de fenômenos meteorológicos.
“