Oftalmologia

O médico vai realizar voluntariamente o serviço durante 24 meses, sendo uma vez por semana. Nos atendimentos, o oftalmologista irá palestrar falando sobre a doença e realizar diagnósticos preventivos. De acordo com o Dr. Wyler, com a realização de exame é possível atuar com ações de prevenção do glaucoma. Cerca de 6% da população brasileira é portadora da doença, sendo a segunda que mais cega, ficando atrás somente da diabetes.

A secretária Beatriz destaca a importância da parceria para a população de Caçador. Essa ação vai surtir um efeito positivo. Como se trata de prevenção, quanto antes for diagnosticada a doença, mais eficiente vai ser o tratamento. Além disso, a intenção é a de orientar a população de como pode ser prevenido esse problema, afirma Beatriz.

Participaram também da reunião a vereadora Glaci Pereira, o advogado Alann Almeida Melotti, a diretora dos Cras, Marizete Iaczinski, a diretora do Creas, Arlete Torrezan, e a supervisora do Programa de Atenção ao Idoso (PAI), Susana Ribeiro.

O público alvo

O trabalho preventivo será destinado aos cidadãos atendidos pelos serviços, programas e projetos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social. Também farão parte, a Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social (ACEIAS), os integrantes do acolhimento institucional na modalidade Casa Lar para Crianças e Adolescentes, na média complexidade a APAS para os idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, e a Associação Maria Rosa (AMAR) às mulheres vítimas de violência.

Saiba o que é o glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência o comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. É uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego. De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.