Limpeza e dragagem

Os prefeitos e demais membros da comitiva, com a presença ainda do coordenador da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, percorreram diversos trechos dos dois rios onde a draga de sucção e recalque de empresa contratada pela Prefeitura de Caçador já atuou com a limpeza das margens, alargamento do rio e retirada de material compactado no fundo das águas, aumentando assim a vazão e evitando as cheias.

Em seguida estiveram em uma das barragens construídas pela Prefeitura no bairro dos Municípios, que auxilia na contenção das águas de um córrego que desce pelo bairro Reunidas. Nos locais a vazão é feita por tubulações e as barragens atuam para que o fluxo da água seja o correto e assim evite alagamentos principalmente nos bairros Bom Jesus e Paraíso.

O prefeito Alcides lembrou da grande enchente sofrida em Rio Negrinho ano passado, assim como outras que o município já passou ao longo das últimas décadas, e afirmou que medidas precisam ser tomadas. Precisamos promover a limpeza dos rios que cortam nossa cidade e o desassoreamento dos mesmos. Sabemos pelos contatos que temos com a Defesa Civil, que devido as mudanças climáticas existentes, a incidência de chuvas será cada vez mais constante e temos que investir em obras de segurança. Vamos retornar para Rio Negrinho contentes com o que vimos em Caçador com relação as obras nos rios, levando boas experiências para desenvolvermos. Quero ainda agradecer a receptividade do prefeito Beto Comazzetto, que se dispôs a nos apresentar estes trabalhos e contribuir com nosso município.

Beto Comazzetto ressalta que muitos municípios catarinenses constantemente sofrem com enxurradas e enchentes, e que bons projetos devem ser sempre compartilhados entre todos para auxílio mútuo. Quando estivemos em 2013 buscando recursos junto ao Governo do Estado para as obras neste sentido, o secretário de Estado da Defesa Civil era Milton Hobus, que foi prefeito de Rio do Sul e assim como Rio Negrinho e Caçador, sentiu na pele o que é passar por uma enchente e ver seus cidadãos sofrerem. Por isso fazemos questão de abrir as portas da Prefeitura de Caçador para os demais colegas prefeitos catarinenses e de outros estados, para mostrar os trabalhos que realizamos. Esperamos ter contribuído.