Carnaval
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Malat, o público-alvo são especialmente os jovens sexualmente ativos na faixa etária entre 15 e 24 anos. Essa geração mais nova não tem temor a doença por saber que existem tratamentos e muitas vezes acabam não se cuidando. É uma situação um pouco diferente do que os mais velhos que acompanharam o surgimento do HIV, explica.
Entre as atividades, nas empresas caçadorenses por intermédio do SESI, foram distribuídos materiais informativos e preservativos aos trabalhadores. Além disso, nas principais linhas urbanas de ônibus, as agentes de saúde também estiveram conversando com os passageiros e entregando leques com informações sobre prevenção. Outros parceiros importantes são os postos de combustíveis de Caçador, os trabalhadores usarão durante o Carnaval camisetas da campanha, diz Rosangela. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica reforça que o foco de prevenção é contínuo e tem objetivo de estimular que mais pessoas adotem o hábito do uso do preservativo, façam o teste do HIV e se conscientizem de que existe tratamento, porém a doença ainda não tem cura.
CRAS Norte e Martello promovem carnaval consciente
No próximo domingo (15) entre das 18h30 às 21 horas no Parque Central José Rossi Adami, a Secretaria de Assistência Social por intermédio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte e Martello promove atividades de carnaval consciente com o 5o Adorarte. A ação é coordenada também pelo Grupo Shekiah e conta com parceria da Superação Ong, Grupo Spartacus, Supera Uniformes e Igreja o Brasil para Cristo.
De acordo com a coordenadora dos CRAS, Marizete Iaczinski, cerca de 200 pessoas já confirmaram presença. Para isso, transporte para levar os participantes dos bairros Martello e Gioppo até o Parque Central está sendo providenciado. Sabemos que o período remete a questão de festas, mas a proposta é levar a uma reflexão de divertimento consciente. Nós vamos nesse dia disseminar a importância de valores, como por exemplo, de viver em família e ter um bom comportamento, explica. A programação contempla palestras educativas, ações recreativas como, por exemplo, peças de teatro. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade que queira prestigiar.