Supermercados

De acordo com o secretário de Agricultura Eduardo Scapinelli, com a adesão do SIM, empresários e consumidores podem desfrutar de benefícios importantes. Aos consumidores existe um ganho em termos de praticidade, pois ao chegar ao supermercado pode escolher, por exemplo, as carnes frescas que já estão embaladas e expostas nos refrigeradores. Além disso, tem a garantia de que o produto que está levando para casa tem procedência adequada e que foi manipulado em local limpo e de acordo com exigências que visam a saúde do consumidor.

Aos supermercadistas os ganhos também são significativos. É um incentivo a ampliar a gama de produtos oferecidos e de mais negócios. Em Caçador, uma das empresas que aderiu ao SIM é o Cereal Supermercados. Antes era possível apenas processar o produto no momento em que era solicitada a compra pelo cliente. Com a mudança, é possível se deparar com carnes frescas e embaladas expostas nos refrigeradores. Além da praticidade, o cliente pode escolher entre tantas embalagens a que lhe agrada mais, levando em consideração a validade e a aparência.

Segundo um dos responsáveis pela empresa, José Ivan Franco, os efeitos positivos da adesão são perceptíveis. Notamos um aumento na procura de produtos. Depois de cumprir uma série de itens que são exigidos, podemos agora fatiar frios, temperar carnes, são mais de 100 produtos que estamos autorizados a manipular, explica Ivan.

A Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Caçador pretende continuar incentivando para que mais empresas solicitem o Selo de Inspeção Municipal.