Educação

A adesão das instituições ao programa ocorreu em julho do ano passado. Depois disso, as escolas e a Secretaria de Saúde receberam um prazo para organização e agora iniciam efetivamente as atividades. Ao longo de 2015, com ajuda das Equipes de Estratégias de Saúde da Família de cada Unidade Básica de Saúde do município, ocorrerão visitas em todas as escolas públicas. Além do âmbito escolar, o acompanhamento prossegue também na Unidade Básica de Saúde.

Na última semana, os parceiros no desenvolvimento do projeto estiveram reunidos para tratar dos detalhes da execução. Segundo a secretária de Saúde, Roselaine de Almeida Périco, a proposta foi bem aceita por todos. Nesse encontro contamos com os representantes de cada um dos envolvidos e reforçamos a importância dessa ação em prol da saúde dos estudantes, explica. Ainda de acordo com a secretária, as visitas dos profissionais da saúde irão respeitar o calendário escolar. Todas as ações do PSE devem estar pactuadas no projeto político-pedagógico das escolas.

O secretário de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, destaca que os tipos de atendimentos e orientações que serão ofertados a cada escola, dependem da estrutura que cada Unidade Básica de Saúde pode oferecer. Entre os serviços haverá verificação da carteirinha de vacinação, avaliação da saúde ocular, orientação alimentar, conscientização sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como a AIDS, atividades educativas em saúde bucal, promoção de saúde mental no âmbito escolar, prevenção do uso de álcool e drogas, entre outros, explica Paulo.