Antitabagismo
A enfermeira Cintia Carvalho, explica que o objetivo foi o de tratar sobre o cadastramento das pessoas que queriam integrar o programa nesse ano. Agora, o passo seguinte será o cadastramento dos fumantes interessados em largar o vício para iniciar as reuniões. O tratamento compreende cinco encontros realizados semanalmente, explica a enfermeira.
O cadastro é gratuito e a enfermeira Letícia Maria Rostirolla comenta que os interessados podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e solicitar a inscrição. Depois disso, a equipe que é responsável pelo programa irá manter contato avisando sobre o início dos encontros. A pessoa precisa estar consciente do tratamento, 50% do sucesso do programa depende dela, ressalta a enfermeira.
Outros aspectos também são levados em consideração ao longo do programa. Segundo a enfermeira Larissa Strapasson, também membro da equipe de coordenação, a grande maioria dos pacientes apresenta outras doenças, como por exemplo, problemas respiratórios, pressão alta e diabetes. Outro preocupação é com os jovens fumantes. Nós ainda temos baixa adesão dos jovens, por isso pedimos que esse grupo participe antes de ter problemas de saúde por causa do cigarro, afirma.
“