Sistema Online

De acordo com a secretária de Saúde, Roselaine de Almeida Périco, com a implantação do prontuário eletrônico, entre os principais ganhos para os pacientes está a agilidade e menos tempo de espera no atendimento. Além disso, os dados estarão disponíveis do cadastro para serem acessados em qualquer uma das unidades de saúde do município em tempo real, e este sistema possui ainda relevância ambiental, pois a impressão de papel para os documentos irá diminuir de forma expressiva.

Com os dados preenchidos diretamente no sistema, estamos criando um banco de dados e com isso as fichas de papel serão substituídas. Se o paciente consultar em uma determinada unidade de saúde e no mesmo dia for a uma segunda unidade, os dados estarão disponíveis explicando que ele já foi atendido e qual é a queixa de saúde, os medicamentos que foram receitados, os exames solicitados e os resultados, explica a secretária.

Além de integrar as informações médicas, o prontuário eletrônico conta também com os dados odontológicos, laboratoriais, farmacológicos e de vacinas. Todos os dados estarão nesse cadastro, é o histórico do paciente. A partir do momento que a pessoa realizar os exames no laboratório municipal, o resultado já vai ser lançado no sistema, ele será impresso somente se houver necessidade de apresentar em um médico que não atenda no sistema de saúde da Secretaria Municipal, detalha a secretária Roselaine.