Trabalho
São 33 vagas para contratação imediata, distribuídas nos mais diversos bairros contemplando as Estratégias Saúde da Família (ESF). Além disso, existem outras vagas destinadas a cadastro reserva. Entre os pré-requisitos está o de ter o ensino fundamental completo e morar na área em que a vaga está sendo oferecida. A carga horária de atuação é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.014,00 dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
A secretária municipal de Saúde, Roselaine de Almeida Périco, lembra que o processo se dará em duas etapas, sendo a primeira com a aplicação das provas objetivas no dia 17 de maio. Os classificados serão convocados para a segunda etapa, que consiste no teste de aptidão física no dia 31 de maio. O resultado final será divulgado no dia 16 de junho e as homologações do processo seletivo serão no dia 26 do mesmo mês, destaca Roselaine.
Funções dos Agentes Comunitários de Saúde
Realizar mapeamento de sua área, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, identificar área de risco, orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário, realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da atenção básicas, realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade, estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco, desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças, promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras, traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites e trabalhar sempre em conjunto com a equipe de saúde e seus coordenadores.