Taquara Verde

Entre as ações de maior impacto o prefeito destacou a Regularização Fundiária através do projeto Lar Legal, sendo uma parceria da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Poder Judiciário de Caçador, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de SC, Tribunal de Contas de SC, entre outros órgãos, e que possibilita em uma ação inédita, que as famílias moradoras da Taquara Verde possam regularizar de forma gratuita a situação de seus terrenos e assim conquistar a tão sonhada escritura, e assim ingressar em programas federais como o Minha Casa Minha Vida, além de poder obter financiamentos para materiais de construção. Atualmente são mais de 250 famílias beneficiadas.

Beto Comazzetto também lembrou de uma das primeiras ações promovidas pela atual Administração no distrito, sendo a ação social Caçador Solidária, que durante todo um dia envolveu a comunidade com serviços gratuitos como confecção de carteiras de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, exames de saúde, atendimento odontológico, limpeza de pele, maquiagem, atividades esportivas, orientações sobre saúde, trânsito, agricultura, meio ambiente, apresentações culturais e brincadeiras para as crianças.

No setor de infraestrutura ressaltou que já foram beneficiados mais de 36 quilômetros de estradas no interior do distrito de Taquara Verde, melhorando o escoamento da produção através de serviços de patrolamento, instalação de novas tubulações, desentupimento de tubulações já existentes para escoar as águas da chuva, e cascalhamento nas vias. Este trabalho de melhorias também foi feito nas ruas da comunidade.

O distrito também recebeu através da Prefeitura de Caçador uma reforma geral da Praça para diversão e segurança das crianças, assim como a reforma da Intendência dando comodidade para os trabalhos do setor administrativo, Correios e Polícia Militar. E em se tratando de serviços, foi criado também na comunidade o primeiro Correspondente Bancário da Caixa Econômica, possibilitando que os moradores paguem suas contas sem ter que se deslocar ao centro de Caçador, distante cerca de 20 quilômetros.

E estão em andamento mais duas ações através da Administração Municipal. A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, que já recebeu um novo profissional médico para atender aos cidadãos, e agora receberá uma nova ala com mais dois consultórios e uma sala de reuniões. Atualmente esta Unidade de Saúde possui média de 54 atendimentos ao dia, e este número poderá subir.

A outra ação foi desencadeada em 2015 e já foi iniciada, sendo a instalação de uma torre de telefonia celular através de parceria da Prefeitura de Caçador com empresa telefônica, trazendo para a comunidade da Taquara Verde seu primeiro sinal de celular da história.

O intendente da Taquara Verde, Pedro Serafim, agradeceu ao prefeito pelas ações feitas no distrito. Estamos conquistando muitas coisas e de coração em nome da comunidade da Taquara Verde queremos agradecer ao prefeito e seus secretários por olhar pela nossa comunidade que está mudando para melhor”.

Beto Comazzetto falou do resgate da autoestima dos cidadãos caçadorenses como no bairro Martello e Taquara Verde, que para ele eram locais praticamente esquecidos anos atrás e a atual administração está construindo um novo caminho. “Aqui na Taquara Verde estamos mudando a realidade, são várias obras e ações, com recursos próprios da Prefeitura e também com o apoio do Governo Federal e Governo Estadual, e dos vereadores caçadorenses na aprovação de projetos. Não viemos aqui para contar histórias e prometer obras. Fomos desenvolvendo os projetos e fazendo as coisas acontecerem. A regularização fundiária irá mudar muito a realidade local, com novos empreendimentos chegando e isso irá trazer o desenvolvimento para a Taquara Verde. O correspondente bancário que facilita a vida dos cidadãos que não possuem mais a despesa de deslocamento até a cidade para pagamento de contas. A comunicação rápida com a chegada da telefonia celular. São ações quietas, sem alardes, e sempre estaremos olhando pela comunidade e projetando os investimentos em saúde, educação e os demais setores. Queremos a integração direta da Taquara Verde com o centro urbano de Caçador, para que seja uma coisa só, um município unido pelo desenvolvimento.