Oportunidade
Para participar, o Consumidor ou MEI deve acessar a plataforma e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com o diretor do Procon de Caçador, Carlos Alberto Pegoraro, além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Para o prefeito Beto Comazzetto, está iniciativa trará soluções imediatas aos consumidores e micro empresários de Caçador, no que se refere a renegociações de dividas, aumentando a possibilidade de excluir seu nome do SPC e Serasa, dando novas oportunidades para continuar com seus empreendimentos no município.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso Gestão de Finanças Pessoais, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento
Ainda na 3 Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Serasa também oferecem um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.
Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micros e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.
Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Para ajudar a classe empresarial, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book Como se preparar para a negociação de dívidas, com uma série de dicas.
EMPRESAS PARTICIPANTES
Banco do Brasil Aliança do Brasil Ativos S.A Banco do Brasil BB Consórcios BB Seguro Auto Brasilcap Brasilprev Seguros e Previdência Mapfre Seguros Ourocard CREFISA BMG Banco BMG Banco Cifra BCV Bradesco American Express – Amex Banco Bradesco Bradescard Bradesco Auto/RE Bradesco Capitalização Bradesco Cartões Bradesco Consórcio Bradesco Financiamentos Bradesco Leasing Bradesco Promotora Bradesco Saúde Bradesco Seguros Bradesco Vida e Previdência BV Banco Votorantim BV Financeira BV Leasing Caixa Econômica Federal Caixa Capitalização Caixa Consórcios Caixa Econômica Federal Caixa Previdência Caixa Seguros Caixa Seguros Saúde Itaú Unibanco Banco Fiat Banco Itaú Unibanco Consórcio Fiat Credicard Financeira Itaú Americanas Garantec Hipercard Itaú BMG Consignado Itaú Consórcio Itaú Seguros Itaú Seguros Auto e Residência Itaú Unibanco Capitalização Itaú Unibanco Consignado Itaú Unibanco Crédito Imobiliário Itaucard Itauleasing Luizacred Banco Intermedium Banco Pan (Panamericano) Santander Banco Santander Banco Santander Cartões Getnet Santander Financiamentos Santander Financiamentos (Aymoré) Tribanco Tribanco Tribanco Seguros Tricard