Instituto de Pesquisas Hidráulicas inicia plano de macrodrenagem, em Caçador

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou uma apresentação, nesta quinta-feira, 9, para o início dos trabalhos da elaboração do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais, de Caçador, ou seja, da macrodrenagem.

 

 

“Estamos iniciando um marco na gestão urbana e ambiental do nosso município, onde teremos dados sobre as águas das chuvas, dos córregos e rios que cortam a cidade, para embasar as ações futuras do nosso município”, afirma o prefeito, Alencar Mendes.

 

 

A macrodrenagem corresponde à drenagem natural, constituída por rios e córregos, que pode receber obras que a modificam e a complementam, tais como canalizações, barragens, piscinões, diques e outras. A falta de uma boa infraestrutura em macrodrenagem pode ocasionar enchentes e alagamentos na cidade; proliferação de mosquitos, insetos e outros animais; ocorrências de deslizamentos e movimentação de terra.

 

 

“A partir deste estudo, teremos possíveis soluções dos problemas críticos do município, referente a áreas de risco de alagamentos e inundações, melhorando as condições de saúde e segurança da população e do meio ambiente”, complementa o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach.

 

 

“É um importante e necessário este passo que estamos dando, que irá proporcionar mais segurança e qualidade de vida a toda a população”, enfatiza o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Arnaldo Bertotto.

 

 

Em breve, Caçador irá realizar também um estudo de batimetria do rio do Peixe. “Agora, iniciamos a elaboração do plano de trabalho consolidado, para podermos na sequência coletarmos os dados”, finaliza o gestor do projeto, André Luiz Lopes da Silveira.