SESI Caçador desenvolve projeto sobre a atual situação da saúde do município

O SESI Caçador esteve desenvolvendo um projeto chamado “E a Saúde, Como Vai?”. O objetivo foi discutir a atual situação da saúde do município e apontar possíveis melhorias.

 

 

O projeto foi coordenado pelos professores Maike Zeigler, Jakline Schuler e Wagner Severgnini. “Iniciamos com este trabalho em setembro de 2021, a partir do diagnóstico da situação e sugestões do que poderia ser feito para melhorar os problemas existentes na área. No mesmo mês, os alunos e professores foram recebidos pelo ex-prefeito Saulo Sperotto, que ouviu atentamente os relatos e comprometeu-se em buscar ações”, afirma um dos coordenadores do projeto.

 

 

Assim, passando alguns meses, um novo encontro foi marcado, com o objetivo de mostrar quais ações foram realizadas na área. “Iniciativas como essas são muito importantes para o nosso município, pois fazem com que as demandas da comunidade cheguem até nós. Estou caminhando para uma nova missão, mas deixo claro que, como cidadão caçadorense, continuarei auxiliando e cobrando para que todos tenham qualidade no atendimento básico de Saúde”, complementa Saulo.

 

 

Dentro das solicitações que foram atendidas pela Secretaria de Saúde de Caçador, destaca-se:

 

 

– Ampliação no atendimento de pediatria;

 

 

– Abertura de mais unidades de saúde no período noturno;

 

 

– Aplicativo para agendamentos de consultas, atendimentos, informações, através do Alô Saúde Caçador;

 

 

– Aumento de farmácias municipais;

 

 

– Melhora no atendimento dos idosos: A Casa Lar funcionará próximo à UPA, no bairro Berger, onde serão ampliadas as ofertas de vagas de 10 para 40 idosos. Já na Creche do Idoso, as pessoas poderão passar o dia realizando atividades das mais variadas e com atendimento médico, psicológico e profissional de educação física para auxiliar na prevenção de doenças;

 

 

Ainda, outras ações de grande importância foram criadas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, como:

 

 

– Criação do Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher, onde no local serão disponibilizados serviços de ginecologia e ginecologia infanto juvenil; nutrologia; cardiologia; urologia; endocrinologia; vascular; psicóloga; Assistência Social; eletrocardiograma; ultrassom; coletas de exames laboratoriais; encaminhamentos de biópsias; coleta diária de exame preventivo (papanicolau) por agendamento e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), sendo disponibilizada Auriculoterapia e Reiki;

 

 

– Criação de um Centro Oncológico em Caçador;

 

 

– Abertura dos serviços de hemodiálise no município;

 

 

– Abertura do Restaurante Popular para pessoas com dificuldades econômicas e que irá auxiliar diretamente nas questões de Saúde, pois poderá diminuir atendimentos por doenças decorrentes da falta de alimentação adequada.