Prefeitura assina contrato para início dos trabalhos de atendimento a pacientes oncológicos, em Caçador
A Prefeitura de Caçador assinou, nesta quinta-feira, 31, o contrato com a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, por meio do Hospital Erasto Gaertner, para implantação do Programa Conscientizar +. A partir deste contrato, Caçador passará a contar com o início dos trabalhos de atendimento aos pacientes oncológicos no próprio município.
“Vamos realizar o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer, como exames físicos e clínicos por profissional da saúde capacitado, inicialmente para câncer de mama, próstata, pele, boca e colo de útero, realização de biópsias e referenciamento para as devidas especialidades”, destacou a enfermeira oncologista Gabriela Carneiro Rocha.
Além disso, o Programa vai realizar ações educativas e mobilização social voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer e conscientização sobre os grupos de risco, sinais ou sintomas.
“Serão três frentes de trabalho: Demanda da fila (SISREG) para biópsias (pele, boca, cabeça e pescoço): realização de biópsias e encaminhamento para devidas especialidades (via regulação municipal/estadual); ações educativas e organização de educação permanente em conjunto com a atenção primária; e rastreamento organizado por meio de um mapeamento da população e definição do atendimento”, completou a médica do Erasto Gaertner, Shirlei Kugler Aiçar de Suss.
“Este foi um dos pedidos do prefeito Saulo Sperotto quando assumimos a Secretaria de Saúde. Existe uma Lei que define que os pacientes oncológicos devem ser atendidos em até 30 dias, mas, infelizmente, o Sistema de Saúde não suporta o grande número de pacientes e esse prazo atrasa demais. Vamos, a partir de agora, conseguir mudar este cenário”, completou o secretário de Saúde, Roberto Marton.
O investimento inicial para implantação do programa será em torno de R$ 650 mil por ano. “Não podemos nos conformar com a demora no atendimento para estes pacientes. Por isso, estamos dando um grande passo para resolver este problema”, acrescentou o vice-prefeito, Alencar Mendes.
De acordo com as representantes do hospital Erasto Gaertner, Caçador é pioneira na região em um projeto como este. “Vemos tantas e tantas pessoas tendo as vidas ceifadas por causa do câncer. Meu pai foi um exemplo disso. Vamos tratar as pessoas que precisam deste tipo de atendimento com mais rapidez e carinho, salvando vidas em vez de perde-las”, finalizou o prefeito Saulo Sperotto.