Em 2018, Prefeitura protocolou projeto, em Brasília, para resolver problemas de alagamentos no Santelmo e DER
Em outubro de 2018, a Prefeitura de Caçador protocolou projeto, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para resolver problemas de alagamentos no DER e no Santelmo.
Além disso, o projeto, sob protocolo nº 59502.0001.428/2018-07, foi apresentado novamente, em dezembro, já para o novo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto.
Este projeto tem por objetivo grandes obras para prevenção de alagamentos nos córregos do DER e Santelmo, desde contenções até novas canalizações. “A Prefeitura está ciente de que este é um problema crônico e que necessita de recursos a nível federal para que possa ser executado. Estamos acompanhando e dialogando para buscar a liberação das verbas”, destacou o gestor de projetos da Prefeitura, José Cassio.
No entanto, além das ações que demandam o maior volume de investimentos, a Prefeitura vem fazendo rotineiramente os trabalhos de manutenção preventiva, tanto na limpeza e desassoreamento dos córregos, manutenção das barragens de contenção localizadas acima dos pontos de maior estrangulamento, campanhas educativas junto à população buscando conscientizar a respeito do descarte incorreto e irregular de lixo, ações de remoção de resíduos e entulhos das margens dos rios e córregos, com o apoio inclusive de diversas entidades da cidade.
Também foi realizada a tubulação adequadamente dimensionada na saída do córrego do Santelmo, sob a rua Irmão Guido Gabriel, que nos próximos dias será conectada até o ponto de maior estrangulamento do córrego, com mais 100 metros lineares de tubulação de 2 metros.
Em resumo, as obras e ações passíveis de execução direta por parte do Município estão sendo feitas, sejam as questões de manutenção, sejam as de investimento. Entretanto, em casos extremos de intensa precipitação de chuvas em um curto espaço de tempo, os problemas pontuais ainda existem. Em um menor volume e extensão, mas ainda persistem.