26 de Setembro Dia Nacional do Surdo

O dia 26 de setembro é considerado o dia Nacional do Surdo. A comunidade surda instituiu o Setembro Azul, para comemorar e relembrar a luta por direitos, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, durante todo o mês o surdos se encontram em eventos e congressos.

 

A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras. A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era mandatório aos surdos. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo.

 

O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade. É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua cultura e sua língua. Todos devemos lutar pela inclusão! Não é só em Setembro que devemos lutar pela inclusão, mas todos os dias. A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa e procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. É isso que faz o Brasil um país tão rico – suas várias culturas e a dos surdos é uma delas!