Jogos Abertos fomentarão a economia de Caçador

Não serão apenas os locais de competições que estarão movimentados em Caçador durante a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A economia local também deve receber um incremento significativo com vinda dos atletas, comissões técnicas e demais visitantes.

A rede hoteleira já está com grande parte das reservas efetuadas. O o comércio prepara promoções para atrair os novos compradores e os restaurantes deverão dobrar o número de refeições nos 10 dias de evento.

Apesar de ainda não divulgar o percentual de lucro esperado para a primeira quinzena de setembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador (CDL) está otimista com a vinda dos JASC. O Presidente da entidade, Valtair Vargas, explica que o comércio realizará nos dias 5, 6 e 8 de setembro mais uma edição do “Liquida Caçador”, com promoções diferenciadas buscando atrair, além da população local, os consumidores dos demais municípios.

“Para o comércio os Jogos são de extrema importância porque movimentarão vários setores. O volume de pessoas na cidade será muito grande. Vale lembrar que junto com os atletas vêm as comissões técnicas e alguns pais, estes com um poder de compra maior”, destaca o presidente.

Na rede hoteleira os números também são animadores. Três dos quatro principais hotéis da cidade, que juntos somam 248 quartos, com capacidade para 570 hóspedes, esperam uma lotação aproximada de 60% somente com os Jogos Abertos. Isso, somado ao movimento normal do dia a dia e de outros eventos que acontecerão paralelos, fará com que a lotação se aproxime ou fique na sua totalidade em toda a primeira quinzena do mês.

Segundo o diretor comercial do Hotel Kindermann, Richard Kindermann, os JASC vêm para alavancar o ano difícil para a rede hoteleira em Caçador, onde a taxa de ocupação está abaixo do esperado até o momento.

“Em 2018 somente em quatro datas conseguimos uma ocupação total dos apartamentos. Caçador vive do turismo de negócio e um evento desta magnitude faz com que não apenas a rede hoteleira, mas o comércio como um todo seja agraciado”, explica.

O setor alimentício também será beneficiado durante esses dias. Além dos supermercados e mercearias, que esperam alavancar as vendas no período, bares e restaurantes receberão um movimento intenso devido ao número de visitantes.

Sebastião Cachoeira, proprietário de restaurante no centro de Caçador, explica que o movimento no local deverá aumentar em torno de 150% em relação às refeições servidas em dias normais. Além disso, outro espaço será montado no Clube 29 de Setembro para atender algumas delegações dos JASC no café, almoço e jantar.

Segundo ele, além dos seus colaboradores outros quatro funcionários já foram contratados para o período, e a demanda só não é maior devido a sua estrutura, já que atende também os funcionários da Prefeitura com cerca de 150 marmitas ao dia.

Cachoeira explica ainda que o seu restaurante venceu o processo licitatório e irá fornecer alimentação também para a equipe de organização dos JASC, em torno de 150 refeições diárias.  “Serão dias de intenso trabalho, mas de retorno significativo, Vale a pena todo este esforço para atender bem os nossos ilustres visitantes”, completa.