Fundema

Segundo o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, a equipe decidiu por deixar de apenas plantar flores permanentes. Nosso objetivo tem sido embelezar o município de uma forma diversificada com flores de menor porte e de acordo com cada estação, dando vida e novas cores com o passar dos meses, explica.

A caçadorense Hilda de Oliveira, afirma que as flores mudam completamente o ambiente. Elas dão um aspecto diferente para o município, pois trazem mais beleza e mais cores. Acho importante esse embelezamento e principalmente o cuidado que precisamos ter com elas, afinal já foram registrados casos de pessoas que arrancaram as flores e isso não é correto, pois precisamos preservar esta beleza.

Hilda de Oliveira

Alzira Costa adora flores e completa que a presença delas espalhadas em Caçador traz alegria. Eu acho lindo as cores que elas proporcionam para o ambiente, o embelezamento é algo gratificante que traz alegria e vontade de viver.

Alzira Costa

Já a cidadã, Mara Wordell, declara que além do embelezamento as flores proporcionam também um aspecto de limpeza e higiene para o município. Esta limpeza mostra o comportamento do nosso povo, sempre achei as flores lindas e penso que há outros lugares, como a Ponte de Madeira Antônio Bortolon, que pode ficar ainda mais bonita com a presença delas.

Mara Wordell

Com o plantio de diversificadas flores duas vezes ao ano, Caçador tem sido referência para outros municípios que procuram a Fundema com o objetivo de saber o processo de produção. O cuidado com os canteiros são diários, já estamos com as flores de verão semeadas no Horto Florestal e assim que as flores de inverno começarem a sofrer com o calor, estas serão substituídas por outras. Nosso trabalho é além de dar um aspecto bonito ao município, fazer com que os cidadãos e visitantes se sintam bem em poder trafegar pelos diversos locais de Caçador, conclui Pavelski.

As Flores

Anteriormente a este projeto, os canteiros e trevos de Caçador recebiam apenas as flores permanentes: Lírio e Agapanto, que agora foram substituídas por uma variedade de outras espécies. Durante a primavera e o verão são plantadas flores como Sálvia, Tagete e Beijinho, além de uma variedade de Impatiens e Celosia, também conhecida como Crista de Galo. No inverno são plantadas Amor-perfeito, Boca de Leão, Repolho Ornamental e Ranunculus, espécie que tem se adaptado muito bem ao clima da região.