Ações e projetos
O secretário de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, explica que apesar da redução da nota do IDEB este não é o único índice que mede a qualidade da educação no Brasil, sendo que há outras avaliações que devem também ser observadas em conjunto. Sabemos que a baixa nota no IDEB é preocupante e por isso já estamos trabalhando para reverter este quadro e melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.
Temos diversos fatores que influenciam na aprendizagem e dessa forma estamos desenvolvendo trabalhos que atinjam separadamente cada um deles para que todo o conjunto possa ser melhorado, explica. Paulo apresentou três fatores que influenciam no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: a baixa participação dos pais na escola, a realidade socioeconômica de algumas localidades do município, e a formação continuada dos professores.
Os pais nas Escolas
A importância da família estar presente nas escolas vai muito além da motivação e do acompanhamento. O dever dos pais de participar dos momentos de aprendizagem dos seus filhos é um dos fatores que contribui para o seu desempenho em sala de aula e incentivo ao estudo.
Sabemos que o primeiro fator que desmotiva os alunos é a não participação de seus pais na sua vida escolar. A Secretaria de Educação já está desenvolvendo junto com as Associações de Pais e Professores (APPs) formas de trazê-los para a escola e assim motivar seus filhos. Além disso, buscamos também parceria com outras instituições para promover palestras motivacionais que os façam compreender o quão grande é a importância deles dentro das escolas, completa o secretário.
O investimento nos alunos
Algumas escolas da Rede Municipal de Ensino apresentam o Programa do Governo Federal Mais Educação aos alunos com problemas educacionais e de baixa renda. Além deste programa são trabalhados diversos outros aspectos que buscam a motivação e a aprendizagem dos estudantes.
Temos em Caçador diversos contextos socioculturais e com isso uma diversidade muito grande no perfil dos alunos. Temos também o Projeto Defesa Civil Mirim na Escola, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Projetos Esportivos e também o desenvolvimento do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos realizado em parceria com o SEBRAE. Todas estas e tantas outras são formas de motivar os alunos e melhorar o seu desempenho em sala de aula, ressalta Paulo.
A capacitação dos professores
O investimento na capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino é algo que a Secretaria Municipal de Educação acredita ser de grande importância. Juntamente com esta qualificação são revitalizados espaços para auxiliar na didática do professor e contribuir para a modificação do ensino convencional.
Investimos em pós-graduação, Semanas Pedagógicas e outras palestras com a intenção de qualificarmos nossos educadores para a sala de aula. Além disso, elaboramos ações para preparar nossos alunos para os exames nacionais, com o objetivo de observamos quais os pontos falhos que precisam ser mais trabalhados. A Secretaria de Educação conhece as dificuldades e por isso diariamente trabalha para que este índice seja revertido, afirma Paulo.
O Plano de Cargos e Salários também é um dos pontos que está em andamento e que aguarda a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores para que seja possível um maior incentivo aos professores.
Sabemos o quanto os professores almejam por este plano e pela regularização, estamos em permanente contato com o Poder legislativo para darmos sequencia a este trabalho e oferecer maior segurança na carreira dos educadores. Outro ponto que contribuirá para a melhoria dos índices da educação municipal, depois de aprovado o plano de carreira será o concurso público, conclui o secretário municipal de Educação.