Infância
De acordo com o palestrante, Egon Frantz, os transtornos do neurodesenvolvimento começam no início da vida e tem o seu diagnóstico até os 10 anos, com isso é importante que os educadores tenham o conhecimento sobre estes distúrbios para orientar os pais a procurar ajuda médica.
Os principais distúrbios apresentados no evento foram: os transtornos de espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, deficiência intelectual e transtorno de aprendizagem. Segundo estudos cerca de 10% das crianças apresentam alguns distúrbio, mas mesmo com este número é possível fazer o diagnóstico precoce e com isso melhorar o prognóstico ao longo da vida, afirma o palestrante.
O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, destacou que palestras como estas são importantes para que os professores tenham este conhecimento e possam auxiliar no desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. O professor tem essa tarefa de observar o processo de aprendizagem do estudante e com isso notar se há ou não alguma dificuldade. Como o doutor Egnon disse, estes distúrbios podem ser observados nos primeiros anos de vida e quando diagnosticados devem ter um acompanhamento específico, completa.
Egon Frantz
“