Crianças e adolescentes
De acordo com a diretora do Creas, Arlete Torrezan, esta ação iniciou em Caçador ainda em 2002 com o extinto Projeto Anjo da Guarda, posteriormente denominado Programa Sentinela e que, com a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), passou a ser executado pelo Creas, sendo de fundamental importância anualmente para a conscientização das pessoas no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Este ano a opção da Secretaria Municipal de Assistência Social foi em realizar uma campanha mais ampla, abrangendo todos os estudantes do município de Caçador. As equipes do Creas, das Medidas Socioeducativas e dos Cras, visitaram todas as escolas e entregaram para cada aluno um marcador de páginas com a frase Não quero piedade, quero proteção. Dê um basta à violência e também o telefone de contato para denúncias.
Dessa forma pretendemos atingir o maior número possível de jovens e extinguir de nosso município qualquer tipo de violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, que para nós é um dos piores crimes cometidos contra o ser humano, já que trata-se de pessoas em formação, e muitos que passaram por traumas deste formato acabaram por perder seus sonhos, seus objetivos. O que desejamos é um mundo melhor para nossos jovens, disse a secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos.
“