6ª edição
O evento conta com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino das salas Multifuncionais, com o pólo de Caçador e seus 25 municípios de abrangências de Educação Inclusiva, além dos convidados como a Gerência Regional de Educação (GERED), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS).
Nesta quarta-feira (29) os participantes assistiram a palestra da representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Cleonice Machado, que abordou questões sobre políticas públicas da Educação Inclusiva. Com este tema os professores apresentaram seus posicionamentos e dúvidas quanto ao atendimento especializado às pessoas com deficiência e baseado na legislação busquei explicar a eles a forma correta de agir, comenta Cleonice.
Segundo a palestrante o Governo Federal tem mostrado uma grande preocupação quanto a inserção dos alunos com deficiência no ensino regular, o que para o País é uma grande vitória. Atualmente temos 76% das crianças com deficiências matriculadas no ensino regular, por isso cabe a nós professores buscar o conhecimento para que a educação inclusiva continue dando certo. Outro dado importante é que devido ao bom trabalho realizado nas escolas, muitos alunos saem dela e se direcionam para outros programas federais que os permitem a entrada no mercado de trabalho, completa Cleonice.
A coordenadora da Educação Inclusiva no município e do pólo de Caçador, Luiza Samira Flores Alves, ressalta que o Seminário já abordou os temas como a inclusão dos alunos com deficiência intelectual e como trabalhar o meio ambiente neste segmento. Ao longo desta semana também haverá a palestra sobre relações étnicas raciais e gêneros com o doutorando Marco de Oliveira, e também debate sobre o tema direitos da criança e do adolescente e violência na escola com o tenente Coronel Julio Cesar Rocha Lopes.
“