CREAS
A palestrante foi Janice Merigo, mestre em Serviço Social pela PUC/RS já tendo atuado em municípios catarinenses na proteção social especial no atendimento das famílias envolvidas com situações de violência intrafamiliar. Também ministra capacitações sobre a inscrição das entidades socioassistenciais, sobre metodologia de trabalho com famílias e sobre a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais.
A capacitação tem por objetivo aprofundar a operacionalização dos serviços ofertados na proteção social especial de alta complexidade, pensar os fluxos de atendimento da rede, a referência e contra referência nos serviços, bem como, aprofundar os serviços de acolhimento institucional na modalidade de abrigo institucional para crianças e adolescentes, adultos e famílias em situação de rua, com ênfase para a convivência familiar e comunitária.
O curso terá continuidade em uma segunda etapa dias 24 e 25 de novembro com a palestrante a Candice Munhoz Cazorla, especialista em Metodologias de Trabalho com Criança e Adolescente e graduada em Serviço Social pela Furb, coma atuação na Política de Assistência Social, na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de Média e Alta Complexidade.
A diretora dos CREAS, Arlete Torrezan, afirma que nos encontros as pessoas envolvidas possuem a oportunidade de conhecer melhor os serviços de proteção e suas especialidades, e que todo este conteúdo vem a somar no dia a dia de trabalho perante os cidadãos que precisam.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, diante das ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é fundamental que todos os atores envolvidos no processo das proteções sociais se aperfeiçoem e aprofundem suas formas de abordagem, pois esta bagagem adquirida na capacitação só tem a contribuir para o melhor atendimento à população caçadorense.
“