Secretaria de Agricultura
Em cada dia foi ofertado o treinamento para turmas diferentes e os encontros duravam das 8h30 às 17h. No período da manhã aulas teóricas ocorreram na Câmara de Vereadores ministradas pelo engenheiro agrônomo de Porto Alegre, Paulo Rosa, que possui mestrado no Chile em aplicação de defensivos e atualmente é referência neste assunto no Brasil. A tarde o treinamento era prático, realizado diretamente em propriedade rural.
O secretário municipal de Agricultura, Eduardo Scapinelli, comenta que o objetivo foi apresentar aos agricultores como se calibrar e regular o pulverizador, aumentado a eficiência dos defensivos agrícolas nas plantas de acordo com cada cultura existente no interior do município, como o tomate, cereais, parreiras, pêssego, ameixa, maçã, entre outros. Neste contexto também foi repassado aos produtores como analisar se o defensivo está agindo corretamente na planta.
O palestrante apresentou ainda novas tecnologias no que diz respeito a pulverização eletrostática, que aumenta a aderência do defensivo agrícola nas plantas, e também uma nova ponta de bico para os pulverizadores, que alcançam partes da planta onde é difícil se chegar com o defensivo. São coisas novas, conhecimentos técnicos importantes para os nossos agricultores, que auxiliam na diminuição de custos nas lavouras e aumento na eficiência do produto, gerando sempre mais qualidade no alimento produzido. Importante também ressaltar que é recomendado aos produtores rurais sempre adquirir defensivos agrícolas devidamente registrados pelos Ministério da Agricultura, e indicados para cada tipo de planta, ressalta Scapinelli.
“