Assistência Social
O FIA é um aporte de recursos financeiros, controlado pelo CMDCA para atender as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, como aquelas abandonadas e desabrigadas, vítimas de maus tratos ou que sofrem abuso sexual. Este ano, a campanha ganhou uma madrinha, sendo a representante da sociedade civil, senhora Carla Maria Busato. Para ela, é uma grande honra participar de uma ação como esta. Agradeço pela confiança depositada em mim e na qualidade de madrinha, o meu compromisso pessoal é ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de doar para o FIA, e assim, contribuir para o sucesso da campanha, diminuindo as desigualdades sociais, disse.
Como investir no FIA
Durante o lançamento da campanha, o contador Claudinei Bertotto explicou como funciona o projeto. Segundo ele, qualquer pessoa ou empresa pode contribuir. Pessoas físicas ou jurídicas podem doar recursos ao FIA. O investidor destinará até 1% (pessoa jurídica) e até 6% (pessoa física) do imposto de renda devido. O prazo é até 31 de dezembro de cada ano. No entanto, a pessoa física poderá optar por destinar uma parte do seu imposto devido a ser verificado na elaboração da sua Declaração até 30 de abril do ano seguinte, enfatizou.
Conforme Bertotto, o trabalho dos contadores é de multiplicadores das ações. A ideia é sensibilizar as pessoas que destinando uma parcela do imposto de renda, esse recurso será aplicado em projetos de Caçador, salientou.
A secretaria de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos destacou que os recursos arrecadados serão divididos entre as entidades inscritas junto ao CMDCA. O FIA necessita de investidores para financiar políticas públicas. Muitas vezes os valores que os governos federal e estadual repassam ao município não são suficientes para suprir algumas necessidades e o FIA é uma maneira de captarmos mais recursos, completou.
Já a presidente do CMDCA, Marizete Iaczinski enfatizou que esses valores conseguidos através do FIA poderão beneficiar cerca de 1.200 pessoas. É uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de projetos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, disse. Para o prefeito Beto Comazzetto, neste ano a campanha está sendo realizada de maneira mais organizada e com um esforço conjunto de diversas entidades. Esse é mais um passo para que possamos investir nas nossas crianças e adolescentes. A área social precisa sempre de incentivos e iniciativas como essa. Parabéns a todos pelo esforço e vamos todos contribuir com o sucesso da campanha, concluiu.
SERVIÇO: O FIA em Caçador conta como CNPJ: 19.907.514-0001-53. Conta no Banco do Brasil, Agência: 0375-1, Conta Corrente: 42.466-8.
“