Agricultura familiar
O presidente da Associação de Feirantes, Jefferson Sorgato, explica que a decisão de ampliar a feira foi tomada pelos associados em função da busca de atendimento pelos clientes em horários diferenciados. Como aos sábados a feira acontece cedo, nem todos estão dispostos a virem antes do trabalho. Como nas quartas-feiras a feira será depois do horário do trabalho, pensamos que muitas pessoas virão para fazer as suas compras.
De acordo com Sorgato, são 25 famílias expositoras aos sábados. Com a ampliação de mais um dia na semana, será oportunizado a mais famílias participarem da feira com a comercialização de produtos. Aos sábados isso já não é possível, pois todas as barracas estão sendo ocupadas. Na feira da agricultura familiar, é possível encontrar ampla variedade de frutas, legumes, frutas, sendo que um dos grandes diferenciais são os produtos orgânicos, sem a adição de agrotóxicos.
A Feira Livre é uma ação tradicional em Caçador realizada há mais de 60 anos. Para que ela possa ocorrer, a Prefeitura cede sem custos o espaço público em que estão instaladas as barracas na Avenida Aristiliano Ramos (Beira Rio). A Secretaria Municipal de Agricultura trabalha em parceria com os produtores. O secretário Eduardo Scapinelli lembra que recentemente o local recebeu pintura nova e banheiros químicos. A feira é importante, pois é uma possibilidade a mais que essas famílias possuem para a comercialização de seus produtos, e sem dúvida um incentivo para que continuem produzindo e enriquecendo nosso comércio, diz Eduardo.
Jefferson Sorgato e Eduardo Scapinelli
“