Saúde da mulher

De acordo com a diretora geral de Saúde, Luzia Michelina dos Santos, a intenção é a proporcionar às mulheres uma possibilidade extra para cuidar da saúde. Nós sabemos a dificuldade que elas encontram em procurar os postos para realizar os exames durante a semana, então dessa forma, podemos atender a essas mulheres em um horário diferenciado, explica.

As equipes de saúde, além de realizar os exames preventivos, estarão orientando as mulheres sobre doenças como o câncer de mama e colo do útero. A enfermeira Marjuri Sgarbossa, destaca que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, por isso a importância de realizarem os exames. O tratamento quando diagnosticada a doença é necessário, porém acreditamos na importância da conscientização e da prevenção antes de qualquer coisa, esclarece.

Ao longo de todo o ano, as equipes de saúde da Secretaria procuram contatar as mulheres que não realizam o preventivo e incentivar a fazer. O exame é oferecido continuamente e é gratuito na Rede Municipal de Saúde. Segundo a enfermeira Graziela Gallina, o câncer de colo do útero é o segundo de maior incidência entre as mulheres. O diagnóstico da doença é feito por intermédio do exame conhecido como papanicolau. O indicado é de que uma vez por ano a mulher faça o exame. Além disso, é importante utilizar preservativos e manter um estilo de vida saudável, orienta a enfermeira.