Dengue

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Malat, anteriormente a situação já inspirava cuidados, porém a partir de agora é necessário toda a população redobrar a atenção. Nessa quarta-feira (11), agentes de saúde iniciam uma atividade de delineamento de focos. Toda a área num raio de 300 metros do local em que foram encontradas as larvas será analisada.

A medida prevê uma busca detalhada em todas as casas, terrenos e estabelecimentos comerciais por novos focos. A coordenadora Rosangela Malat pede a compreensão da população, de acordo com ela, esse procedimento é adotado em casos como esses. O trabalho tem um importante papel, por isso solicitamos a todos que recebam as agentes e permitam a realização do serviço, solicita Rosangela.

Atualmente os agentes do município de Caçador realizam uma vez por semana o controle em 189 armadilhas instaladas em áreas comerciais e residenciais. Além disso, os profissionais entre 15 e 30 dias vistoriam outros 59 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Até esses registros, Caçador havia registrado apenas um foco que foi em 2014. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (49) 3563 0736.

Dicas para evitar a proliferação do mosquito

Para evitar possíveis focos do Aedes Aegypti que transmite a dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas dágua, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. O inseto vive em média até 45 dias e desova de 300 a 600 ovos. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até um ano sem entrar em contato com a água.