Dia Internacional do Consumidor

O PROCON de Caçador está integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). No ano de 2014 foram registrados, cerca de quatro mil atendimentos, sendo que 29,84% eram problemas relacionados a financeiros, 38,67 % a serviços essenciais e 19,77 % a produtos. Dos quatro mil atendimentos, houve o arquivamento de 3.462, representando um percentual de 85,40%, como resolvidos. Das 569 reclamações, 475 foram arquivadas com solução posterior, representando um percentual de 83,48% resolvidas. Portanto, entre atendimento e reclamações obtém-se uma resolutividade de 97% dos atendimentos registrados no PROCON de Caçador, no ano de 2014.

Dicas do PROCON para uma compra sem problemas

Ao decidir em adquirir produto ou serviço, é preciso analisar a necessidade da aquisição, estudar as propostas apresentadas, através das ofertas, pesquisa de preço, qualidade, formas de pagamento. No pagamento à vista muitas vezes há um desconto, o que no pagamento a prazo acarreta em juros. Os juros devem estar especificados no ato da venda, para que o consumidor possa avaliar a melhor condição entre a compra a vista ou a prazo.

O acesso a internet, facilitou a aquisição de bens e serviços sem precisar sair de casa, mas, leva muitas vezes o consumo por impulso, pelas condições apresentadas. O PROCON orienta ainda os consumidores a tomarem cuidado com os contratos das empresas telefônicas, uma vez que o desconto ofertado às vezes pode durar por alguns meses e depois retorna ao preço do plano contratado. Outro alerta é com relação aos contratos de empréstimos consignados, o consumidor deve ter cautela para não comprometer as despesas. O PROCON orienta ainda o consumidor na hora da compra exigir a via da nota fiscal, a qual vai ampará-lo para pleitear os seus direitos quando necessário, inclusive solicitar do fornecedor o preenchimento do termo de garantia, e nos casos de financiamento que seja fornecido a via do contrato firmado.

O PROCON de Caçador fica na Avenida Senador Salgado Filho, 33, sala 01. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 13 às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 3567-2309, (49) 3563-1097 e 151.